Aprender um novo idioma é sempre um desafio, já que você precisa conhecer uma gramática nova, uma cultura nova e uma língua que, em geral, é relativamente diferente da sua. Tem gente que, até pegar o jeito da nova língua, morre de vergonha de falar na frente dos outros. Outros já se sentem mais à vontade tendo com quem dividir dúvidas. Mas o que é melhor? Aula individual ou em grupo?
Na verdade, as duas modalidades têm suas vantagens e a escolha por uma ou outra depende do aluno e de seus objetivos com o conhecimento do idioma. E isso vai desde o que você precisa ao aprender inglês até o modo como lida com colegas de sala.
Se você está pensando em fazer aulas de inglês ou outro idioma e não sabe se escolhe aulas individuais ou em grupo, veio ao lugar certo! Nesse post falaremos sobre os dois modelos, apontando as diferenças e vantagens. Confira!
Aula em grupo
As aulas em grupo permitem que você conheça novas pessoas e, portanto, tenha mais chances de praticar o inglês falado. Como todos vão estar mais ou menos no mesmo nível, um ajuda o outro no aprendizado. As aulas vão ser mais diversificadas com relação aos temas, pois o programa elaborado pelo professor e pela escola terá uma visão global dos conteúdos, buscando abarcar as necessidades de todos os alunos.
Se há dúvidas sobre aula individual ou em grupo, saiba que essa modalidade é vantajosa para quem se desmotiva facilmente com o início de um curso, pois naquele dia em que você estiver com preguiça de estudar e de ir à aula, o contato com os colegas vai animá-lo a continuar os estudos. E também tem a vantagem de que as aulas com mais alunos possuem um custo mais baixo. Além de fazer amigos, você tem a chance de economizar dinheiro!
Aula individual
As aulas individuais são ótimas para quem tem um objetivo bem particular: uma viagem a trabalho ou uma viagem para fazer um curso na área em que você atua, por exemplo. Nesse caso, o curso pode ser melhor direcionado, isto é, em vez de você adquirir um vocabulário geral, vai ter um conhecimento mais específico da língua estrangeira.
A grande vantagem das aulas individuais é, justamente, a possibilidade de o professor ter flexibilidade metodológica para elaborar as suas aulas. O que isso significa? Que todo o programa terá como único foco você e o que precisa aprender.
Por exemplo, alunos de pós-graduação, que precisam escrever em inglês, podem buscar aulas de inglês instrumental. Profissionais da área de negócios podem procurar por aulas que delimitem o vocabulário para um segmento específico. E quem quer viajar, fazer intercâmbios e conseguir se comunicar em situações rotineiras, pode buscar por aulas de inglês focadas em turismo.
Ah, e claro, as aulas individuais podem se ajustar à sua rotina mais facilmente, já que você só precisa combiná-las com o professor.
E aí? Está se sentindo mais seguro para escolher se vai aprender inglês por aula individual ou em grupo? Como você pode ver, as duas modalidades apresentam vantagens e métodos de ensino que podem trazer benefícios para você. Só depende da sua necessidade no momento.
Quer continuar acompanhando conteúdo sobre cursos de idioma e dicas de aprendizagem? Assine nossa newsletter e receba materiais exclusivos na caixa de entrada do seu e-mail!