Escrever um e-mail em inglês pode parecer uma tarefa fácil para aqueles que dominam o idioma. No entanto, por ser uma ferramenta muito utilizada na vida profissional, muitas vezes as pessoas se confundem e acabam cometendo alguns erros na sua escrita.

Sendo assim, para que a comunicação por e-mail seja feita da melhor maneira com clientes ou parceiros estrangeiros — ou até mesmo para enviar um currículo em inglês para empresas de fora do país —, é preciso ficar atento a algumas questões. Por isso, veja as 5 dicas fundamentais que separamos para você!

1. Utilize a saudação adequada e apresente-se

Primeiramente, é necessário conhecer a estrutura de um e-mail, que, independentemente da língua, costuma ser composta por saudação, apresentação, objetivo, agradecimento e despedida.

Para escolher uma saudação, é preciso se adequar ao nível de formalidade. Assim como em português utilizamos “caro” e “prezado”, em inglês, essas formas de tratamento equivalem à palavra “dear”. Dessa forma, se o e-mail for mais formal, usa-se:

  • “Dear Mr./Ms.” + sobrenome;
  • “Dear” + nome e sobrenome;

Já em casos mais informais, você pode optar até mesmo por “Hi” ou “Hello”.

Além disso, nessa primeira etapa, você deve se apresentar dizendo seu nome e profissão, por exemplo, com as expressões:

  • “My name is…” ;
  • “I am a teacher…”/”I am an engineer…”.

2. Justifique o e-mail

Ao escrever um e-mail em inglês, é necessário também explicar seu objetivo. Na “subject line”, isto é, na linha de assunto, você deve ser direto para que a pessoa entenda do que se trata antes mesmo de abrir a mensagem. Já no corpo do texto, logo após a apresentação, utilizamos as seguintes frases para justificar o envio:

  • “I am writing because…” (Estou escrevendo porque…);
  • “I am writing regarding…” (Estou escrevendo a respeito de…);
  • “As agreed, please find attached…” (Conforme combinado, segue anexo…).

3. Desenvolva o texto com clareza

Qualquer que seja o objetivo do e-mail, o ideal é que ele seja desenvolvido de maneira clara e objetiva, sem rodeios e informações desnecessárias. Afinal, isso pode levar a erros gramaticais, prejudicando a comunicação em seu texto e, consequentemente, sua efetividade.

Caso o e-mail seja para realizar um pedido mais formal, por exemplo, você pode usar “I would be grateful if…” ou “I would appreciate if…”. Já em uma situação mais direta, use “I need…”, “Could you…? ou “Would you…?”.

4. Faça uma conclusão

No fechamento do e-mail, é preciso caminhar para uma conclusão bem simples do assunto tratado e ser solícito, colocando-se à disposição para solucionar qualquer dúvida ou problemas. Exemplo:

  • “If you have any questions, please contact me.” (Se houver alguma dúvida, por favor, entre em contato.)

Porém, caso você precise de uma resposta de seu destinatário, pode utilizar também:

  • “I look forward to hearing from you.” (Aguardo ansiosamente sua resposta.)

5. Deixe seus agradecimentos e despeça-se

Por fim, para agradecer a atenção recebida pelo destinatário e se despedir, podem ser usadas as seguintes expressões ou palavras:

  • “Thank you.”;
  • “Thank you for your patience.”;
  • “Sincerely.”;
  • “Best regards.”.

Logo em seguida, não se esqueça de assinar seu nome. 

Viu como é simples escrever um e-mail em inglês? Esse processo não apresenta complicações, basta ficar atento ao nível de formalidade e escolher bem o vocabulário. Lembre-se também de revisar o texto para evitar erros e, assim, tornar a comunicação a mais efetiva possível.

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