Para dominar um idioma estrangeiro, é essencial torná-lo parte da sua rotina. Acompanhar notícias em inglês, por exemplo, é uma ótima maneira de inserir a língua da rainha no seu dia a dia. E esse hábito não só enriquece o seu vocabulário, mas também apresenta expressões regionais e, claro, te mantém bem informado.

Antigamente era difícil estudar dessa forma, tendo em vista que a única opção era o dicionário para tentar traduzir palavras e expressões conhecidas por meio de músicas e outras publicações. Mas, com a internet, a diversidade de sites repletos de conteúdo passa a ser uma opção simples e rápida de exercitar a língua mais falada do mundo. 

Quer saber como acompanhar notícias em inglês, assim como dicas, listas e até matérias inteiras e aprender muito com tudo isso? Então, continue lendo este post:

Como integrar as notícias em inglês e outros assuntos à sua rotina

Assim como no Brasil, os sites de notícias e em inglês são organizados por editorias, e há até mesmo sites dedicados exclusivamente a uma delas, como cinema ou esporte.

Portanto, uma excelente maneira de tornar a leitura de notícias em inglês um hábito é ler sobre assuntos que realmente te interessam. Mesmo assim, é bom se aventurar fora do que lhe é familiar, pelo menos ocasionalmente. Ler notícias sobre economia, por exemplo, enriquecerá muito o seu vocabulário.

Quando você descobrir os sites de que mais gosta, não deixe de seguir as suas páginas nas redes sociais! Dessa forma, você terá acesso rápido e fácil às novas publicações, ajudando você a sempre acompanhar, pelo menos, algumas notícias por dia.

Como você pode aprender com as notícias em inglês

Ao escrever notícias, jornalistas costumam recorrer a muitas expressões ao longo do texto e, nas manchetes, também aos jogos de palavras — especialmente na internet, em que os sites buscam manchetes chamativas e interessantes para atrair cliques.

Unindo isso à variedade de assuntos que você acompanhará — cada editoria, afinal, tem suas expressões e palavras próprias —, as notícias em inglês lhe proporcionarão um vocabulário rico e diversificado.

Além disso, no processo de aprendizado de um novo idioma, é sempre interessante mergulhar no mundo dos nativos — acompanhando a forma como eles unem a língua no dia a dia, de forma natural e atual.

Busque, também, ler notícias sobre o Brasil em sites estrangeiros. Além de apresentar pontos de vista diferentes do nosso, você vai conhecer palavras em inglês para elementos e situações que fazem parte do seu dia a dia.

De que forma buscar sites para aprimorar o aprendizado

Aprender inglês por meio dos sites deve ser algo prazeroso, motivador, tranquilo, sem esforços em demasiado.  Para isso, o ideal é fazer buscas em inglês no Google, por meio dos assuntos que fazem parte do seu dia a dia, ou seja, os que você mais tem vontade de entender melhor, o que consequentemente vai facilitar consideravelmente a aprendizagem. 

Se estiver procurando pelos assuntos do dia, sempre que pesquisar, clique na aba “notícias” para filtrar os resultados de acordo com a atualidade e relevância dos conteúdos. 

Aliado a isso, uma ferramenta também muito útil para encontrar conteúdos conectados com o que você procura é o Twitter. Experimente seguir os perfis de portais de conteúdo, por exemplo. Sempre que isso é feito, a rede social sugere outras contas parecidas para que você também as siga, facilitando o processo de pesquisa. 

Alguns dos melhores sites de notícias

Os sites dos maiores veículos de comunicação do mundo são em inglês, sendo excelentes formas de você acompanhar artigos de qualidade no idioma. Entre eles, destacam-se: 

1. BBC News

O portal da Britsh Broadcasting Corporation, maior conglomerado de comunicação do Reino Unido e um dos mais conceituados do mundo, é uma ótima fonte para exercitar o seu inglês, uma vez que as notícias veiculadas no site são de amplo conhecimento em todo o mundo, o que facilita consideravelmente toda a compreensão do contexto em que as palavras e frases se encontram. 

2. The New York Times

Um dos mais tradicionais jornais dos Estados Unidos, o New York Times, é mais voltado para as notícias e costumes próprios dos habitantes norte-americanos. As diversas seções podem auxiliar que você exercite seu inglês por meio do assunto de sua preferência. Receitas, editoriais de opinião, artes e até obituários estão entre as opções de leitura para que você aumente seu vocabulário e compreenda melhor o idioma. 

3. The Washington Post

Editado e impresso na capital dos Estados Unidos, o The Washington Post possui uma linha editorial que se aproxima muito da praticada pelo The New York Times, tendo inclusive a tipografia muito parecida nesse sentido.

Trata-se de um periódico com uma atenção um pouco maior para assuntos como geopolítica, indicadores econômicos, atualizações sobre ações do governo dos EUA, entre outros. Se você gosta desse tipo de assunto e precisa desenvolver um vocabulário mais próximo de conteúdos que sigam esse padrão, o The Washington Post é a fonte ideal de aprendizagem. 

Agora, que tal conhecer alguns sites mais segmentados para acompanhar o mundo do cinema, dos esportes e da televisão? Confira!

4 – The Hollywood Reporter

Para quem é fã de filmes, séries e notícias sobre os atores e atrizes favoritos, o The Hollywood Reporter é um site mais do que obrigatório. Além de poder avaliar a compreensão do inglês se aproveitando de uma linguagem mais leve e aprender expressões mais regionalizadas, você ainda fica sabendo das novidades desse tipo de universo antes de todo mundo. O The Hollywood Reporter, inclusive, é fonte de muitos portais de notícias aqui no Brasil. 

5. Rolling Stone 

Quem nunca utilizou a música como um meio de aprender a ouvir e falar inglês? Se você é uma delas e possui interesse pelo universo musical, nesse sentido, a Rolling Stone é uma excelente pedida. Entrevistas, reportagens, resenhas de shows e lançamentos e matérias sobre comportamento integram a pauta dessa revista. E mais: ler a Rolling Stone nem parece um exercício.

6. Sports Illustrated

Gosta de esportes tradicionais nos Estados Unidos, como basquete, baseball e futebol americano? Então a Sports Illustrated é a revista eletrônica mais indicada para que você aprenda como são contextualizadas as expressões mais utilizadas pelos narradores daqui, além de compreender de forma mais profunda e precisa o universo desses esportes.

Isso sem falar, é claro, no fato de que você sempre estará a par do que acontece envolvendo times, atletas e técnicos em primeira mão. 

7. BuzzFeed 

E se o que você gosta mesmo é de dar boas risadas, o BuzzFeed é a opção mais apropriada. Afinal, uma infinidade de listas a respeito do cotidiano e uma velocidade incrível para criar memes (e menes) sobre os últimos acontecimentos da cultura pop, fazem desse site uma excelente fonte para conhecer o inglês moderno e atual, repleto de expressões e gírias utilizadas na internet.

8. Voice of América

Por fim, caso você queira algo mais didático e está começando a aprender inglês agora, então, o Voice of America foi feito para você! Com vocabulário abrangendo cerca de 1.500 palavras, o site foi desenvolvido especificamente para os estudantes do idioma. Além de ler notícias, você também poderá baixar conteúdos em MP3 para praticar no carro, no ônibus ou na academia, por exemplo.

Outras dicas importantes

  • Tente ler notícias em inglês todos os dias. A prática leva à perfeição;
  • Anote as palavras que mais chamaram a sua atenção durante a leitura. Principalmente as que você considera úteis para o seu aprendizado;
  • Adicionalmente, procure expandir seu vocabulário não só com traduções para o português, mas também com o uso de enciclopédias como o Merrian-Webster, que contextualizam os diversos usos de uma palavra, trazendo seus múltiplos significados em inglês;
  • Vá elevando o nível de dificuldade com o tempo, passando a ler assuntos que não lhe são habituais, mas nada que venha a lhe desmotivar ou não agrade, é claro. Isso ajuda bastante a aumentar o vocabulário. 

Como você pode perceber, acompanhar notícias em inglês é uma maneira muito fácil e interessante de aprender o idioma e torná-lo parte do seu cotidiano. E agora que você já conhece alguns dos melhores sites para se informar e aprender ao mesmo tempo, assine a nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos e dicas diretamente no seu e-mail!