Muitas pessoas sonham com a experiência de viver fora do país, principalmente para aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa. Estudar e viver no dia a dia com nativos faz toda a diferença, independentemente do seu objetivo final: crescer profissionalmente, turbinar o currículo ou simplesmente conversar em inglês.

Pensando dessa forma, nada melhor do que viver esse aprendizado na terra onde a língua inglesa nasceu, certo? Estudar na Inglaterra pode ser um marco incrível, proporcionando a você uma grande vivência e incluindo muitas histórias na sua bagagem. Por isso, separamos o que você precisa saber para se organizar e preparar seu embarque para a terra da rainha. Acompanhe:

Cultura e costumes ingleses

Antes de morar um tempo fora, é importante conhecer um pouco da cultura, do cotidiano e dos hábitos do país para onde você pretende se mudar.

Nesse caso, os ingleses são um povo bem particular. São completamente apaixonados pelo chá das 17h, também conhecido como five o’clock tea. Também são muito regrados, respeitam os compromissos e possuem boas maneiras. Nos esportes, são os criadores do futebol e também têm como grande paixão o críquete, que é muito conhecido e praticado por lá.

Em relação às interações sociais, para a população em geral, cumprimentar uma pessoa de forma saudosa com um aperto de mãos é sinal de boa educação. Outro ponto importante é a pontualidade: nem pensar em se atrasar para o chá das 17h, viu? Por falar nisso, o chá é servido com leite.

Falando em gastronomia, você também vai reparar que o prato mais “típico” inglês é o fish and chips (peixe e batata frita). Além disso, o povo inglês tem um forte costume de se encontrar nos chamados pubs ou public houses — que são o sinônimo da vida social na Inglaterra — para relaxar no fim do dia e tomar uma cerveja entre amigos.

Como você deve saber, a Inglaterra tem Londres como capital. Uma cidade cosmopolita que é centro financeiro da Europa, com mais de 8 milhões pessoas, recheada de pontos turísticos e tradições importantes para a história (principalmente as relacionadas à rainha).

Dá ou não dá vontade de embarcar para lá agora mesmo?

Ingresso em Universidades

A Inglaterra é casa de 3 das 10 melhores universidades do mundo. Elas são Oxford, Cambridge e Imperial College. Dá para entender o porquê da demanda tão grande de estudantes internacionais que querem estudar nessas 3 referências.

O processo de seleção para alunos estrangeiros estudarem em universidades inglesas é relativamente simples. O que você precisa fazer é se candidatar no site responsável e ficar de olho nas datas em que as vagas abrem — no mês de setembro de cada ano.

O que conta para a sua candidatura são o seu histórico escolar, alguma experiência extracurricular que você possa ter e qualidades pessoais. O órgão que avalia as candidaturas e admissões nas universidades é o University and College Admissions Service (UCAS) e é por meio dele que você realiza a sua aplicação. Você pode enviar aplicações para até 5 universidades diferentes.

Depois de preencher seu formulário, você deve anexar seu histórico escolar, seu essay e outros documentos relevantes, como cartas de recomendações dos seus professores e até notas de vestibulares realizados no Brasil.

essay é um tipo de “redação” que você deve escrever sobre você e sobre o que gosta. Lembre-se de que essa redação deve chamar a atenção de quem a avalia, justamente por poder diferenciar você de outros candidatos. O importante é ser você mesmo e não tentar falar de assuntos que não entenda ou não goste para que não pareça muito “forçado”.

Diferente dos processos seletivos das universidades dos Estados Unidos, que exigem que os candidatos façam uma espécie de vestibular para ingressar nas universidades, as instituições inglesas solicitam somente um exame de proficiência na língua. O mais adotado pelas universidades é o International English Language Testing System (IELTS) e a nota mínima exigida é 6.

Ingresso em escolas de idiomas 

São 3 os principais tipos de curso de inglês oferecidos para aqueles que querem estudar especificamente a língua.

Curso de inglês geral

É voltado para quem precisa aprender ou aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa. Aborda desde gramática, conversação, gírias e expressões comuns até linguagem informal. 

É o tipo de curso mais procurado, principalmente por não exigir pré-requisitos. As turmas são divididas, geralmente, por meio de um pequeno teste que se faz no primeiro dia de aula. Assim, todo mundo fica nivelado pelo mesmo conhecimento, o que ajuda muito no aprendizado. 

Preparatório para testes 

IELS, TOFEL (Test of English as a Foreign Language) e Cambridge. Esses são os tipos de certificações exigidos pelas universidades da Inglaterra para que admita novos alunos estrangeiros — e também para propósitos de imigração. Se você tem um nível bom de inglês, mas não se sente confortável para fazer as provas de proficiência, esse tipo de curso é uma boa opção.

O objetivo é guiar os alunos com testes baseados nas provas oficiais e na linguagem específica exigida e utilizada e prepará-los para as provas. Aqui é necessário que o aluno tenha um conhecimento intermediário de inglês. 

Inglês para negócios 

Esse tipo de curso é para as pessoas que precisam aprender vocabulário específico para a área de business, marketing, administração e vendas. São abordadas estratégias de vendas, argumentação e dia a dia do mundo corporativo.

Para ingressar nas turmas de inglês para negócios o aluno precisa ter um nível de inglês entre intermediário e avançado, uma vez que as aulas vão exigir um conhecimento básico da língua desde o início.

Dicas extras

Fique sempre de olho no site Education UK Brasil. Diversas oportunidades de bolsas, financiamento e outras novidades são divulgadas por lá. Você pode fazer pesquisas direcionadas para a sua área de interesse e ficar sabendo de várias possibilidades que surgem ao longo do ano.

Para saber mais sobre bolsas e financiamentos, também é válido acompanhar diretamente o site da instituição em que você pretende estudar. Muitas vezes, as promoções oferecidas pelas escolas podem não estar listadas no site do Education UK.

Conhecendo as oportunidades e as opções para estudar na Inglaterra, fica muito mais fácil se organizar e se preparar para ingressar no tipo de instituição de ensino que mais se encaixe com o que você busca. As oportunidades são diversas e todos os anos centenas de estudantes começam seus estudos nesse país tão admirado. E você, está pronto para estudar na Inglaterra? 

Achamos que você também pode se interessar em saber mais sobre sites de notícias para aperfeiçoar o inglês.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias