Você possui conhecimentos em inglês, mas se sente inseguro durante a conversação?

Saiba que se trata de algo normal! Muitas pessoas são capacitadas, mas têm vergonha ou medo de falar inglês. Quando estamos aprendendo outro idioma, somos como crianças que estão aprimorando a pronúncia e a ortografia. Por isso, algumas palavras não saem como esperado e podem gerar certa estranheza.

O problema é quando esse medo impede de fazer conquistas, ou atrapalha a vida acadêmica e profissional. Já pensou em ter a oportunidade de possuir o emprego dos sonhos, mas que exige inglês avançado? Pois é.

Existem diversas formas e técnicas de superar essa situação. A principal delas, sem dúvidas, é a prática da conversação (seja no dia a dia ou em sala de aula). Você pode exercê-la em vários momentos, até se tornar um falante avançado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a exercitar a língua e se sentir mais à vontade. Confira!

Leia textos em voz alta

A leitura é uma das grandes aliadas de qualquer aprendizado, porém, quando falamos em ensino de idiomas, ela se torna um instrumento que vai além da teoria. Quando feita em voz alta, a leitura permite um melhor entendimento sonoro das palavras e sua fonética.

É sempre bom ter um professor do lado, que ensine a entonação correta. Mas é claro que você pode praticar sozinho, em um ambiente em que se sinta mais confortável. Uma ideia interessante é: você pode se gravar enquanto lê. Ao escutar o áudio, pode identificar quais pontos deve melhorar.

Ferramentas tecnológicas (como celulares e tablets) podem ajudar bastante nesse processo, assim como a internet, que é uma aliada de quem busca por conhecimento.

Assista a filmes sem legenda

Toda pessoa que deseja perder o medo de falar inglês deve, antes de tudo, conseguir compreender as palavras e seus significados. Filmes, séries e músicas são ótimos instrumentos de prática e aprendizado e, acima de tudo, são atividades prazerosas.

Além de entreter, ajudam no entendimento cultural e contextual de diversos conceitos. Há também um detalhe importante: você sempre pode recorrer ao professor ou ao dicionário para entender melhor determinado termo. Então, sempre que possível, anote aquelas palavras que ainda causam dúvida.

Dialogue informalmente

A dica pode parecer redundante, mas não é possível deixar de mencioná-la. Você pode conversar com seus colegas de sala de aula, com os professores ou com qualquer pessoa que o deixe confortável para praticar. Se você tiver a oportunidade de dialogar com alguém que domina ou também estuda a língua, não deixe passar!

Ainda nesse contexto, cabe observar que turmas com um grupo reduzido de alunos ou mesmo aulas individuais permitem que você exerça a conversação de uma forma mais aprofundada. Você terá mais espaço para praticar e o professor irá pontuar cada detalhe, com o intuito de lapidar a sua fala.

Só se aprende inglês falando. Portanto, encare os desafios! Esses pequenos riscos vão preparar ainda mais as suas habilidades no idioma. Não se esqueça de que os erros fazem parte do processo de aprendizagem, por isso é importante que você não seja muito autocrítico nem se julgue tanto. 

Falar o idioma de forma avançada demanda estudo, tempo e prática. É dessa forma que você colherá os frutos mais adiante. Gostou das nossas dicas? A Top English possui uma metodologia 100% focada em conversação. Venha perder o medo de falar inglês com a gente!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias