Não é novidade que o Brasil está passando por um período conturbado economicamente e politicamente. Como resultado disso, muitos postos de trabalho estão sendo fechados enquanto outros tantos estão sendo abertos, mesmo que em um ritmo mais lento. No momento da perda de um emprego é normal o profissional se sentir um pouco desorientado na forma de buscar uma recolocação profissional, afinal, muitas dúvidas podem aparecer, questionando se deve mudar de área, voltar a estudar ou se arriscar em um novo emprego.
Mas, não se preocupe, porque preparamos no post de hoje algumas dicas para lhe ajudar nesse processo. Acompanhe com a gente.
1. Antes de buscar uma recolocação profissional, reflita em seus objetivos
Aproveite esse momento e reflita acerca de sua trajetória profissional, fazendo uma lista de seus principais aprendizados e conquistas. Ter esse conhecimento bem claro em sua mente aumentará sua autoestima e ajudará você a ter uma postura mais positiva sobre novos caminhos.
Assim, defina o que espera de sua carreira a partir desse momento, traçando boas metas e objetivos profissionais, para depois buscar uma nova recolocação profissional.
2. Aproveite para atualizar seu currículo
Após ter refletido, capriche na atualização de seu currículo. É importante focar nos bons resultados que você obteve nos cargos anteriores.
Hoje em dia, alimentar as redes sociais corretas, como o Linkedin, e desenvolver um portfólio online com seus projetos (se for o caso), são excelentes alternativas. Se você procura uma vaga específica, é válido criar um currículo adaptado para ressaltar algumas experiências mais relevantes para tal posição.
3. Seja o grande protagonista de sua história
Por mais que fiquemos abatidos durante a perda de um emprego, não se deve cair na armadilha de pensar que o mundo todo é injusto, e que você foi prejudicado indevidamente. Olhe para frente, tome as rédeas da situação e comande a sua trajetória profissional.
Atitudes positivas são percebidas e valorizadas por recrutadores e empregadores. E caso a demissão tenha sido por falta de alguma habilidade sua, esse período será ideal para você preencher essa lacuna e se capacitar.
4. Não perca o pique
Mesmo que perca o emprego, é fundamental que não perca o pique. A desmotivação, principalmente com a crise que o país está enfrentando, é a sua pior inimiga! Não tenha medo e deixe a insegurança para trás. Essa é a única forma de garantir sua motivação para voltar ao mercado com a garra necessária.
O que muitas pessoas não entendem é que a demissão pode ser uma ótima chance de você buscar um desafio maior. Afinal, muitos, mesmo entediados e descontentes com seus cargos, não conseguem tomar a iniciativa de procurar mais agradável para si. Então, aproveite o “empurrãozinho” que o destino lhe deu para buscar algo que você realmente se sinta bem em fazer.
5. Busque cursos e palestras para se aprimorar
Como falamos anteriormente, utilize esse tempo livre ao seu favor, buscando preencher algumas lacunas que possam lhe faltar ou dedicando-se ao desenvolvimento contínuo para se tornar um profissional ainda melhor.
Encontre cursos em suas áreas de interesse, além de buscar eventos e palestras. Uma ótima opção de investimento é em um curso de inglês. Atualmente, mais do que nunca, ter o inglês como segunda língua não é mais algo facultativo. Invista nessa ideia garantindo uma recolocação profissional mais rápida.
Esperamos que tenham gostado do nosso post de hoje sobre recolocação profissional e que essas dicas possam ajuda-los no seu futuro. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário!