Ser professor não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, para ter sucesso na profissão e alcançar melhores remunerações, não basta dominar o conteúdo, mas também conquistar a atenção da “plateia”. Uma saída para se manter atualizado é fazer uso de tecnologias durante as aulas, mas nem sempre é o suficiente e não basta adotar essa estratégia sem uma boa metodologia. Para se tornar um professor de inglês inovador e que desperta a vontade de aprender dos alunos é preciso ir além.

Usar metodologias de ensino eficientes que valorizam a conversação e obter treinamento pedagógico capacitado são atitudes que permitem avançar na carreira. Além disso, a busca pelo uso de mecanismos didáticos de aprendizagem pode tornar as aulas, coletivas ou individuais, mais eficazes e atraentes para os alunos.

Quer saber quais mecanismos te ajudam a ser um professor inovador? Confira as dicas que separamos para você aplicar na hora de dar aulas.

1. Abuse dos filmes

Utilizar filmes durante a aula, além de provocar a familiarização com vocabulário e sotaques, atrai a atenção do aluno. Você pode selecionar um trecho de algum filme para provocar discussões interessantes para aulas em grupo, por exemplo. Se você é um professor que dá aulas particulares e individuais, os filmes podem ser utilizados para exemplificar a aplicação de determinado conceito ou conteúdo e até para guiar um debate entre você e o aluno.

Além disso, devido à vasta filmografia existente, você tem à disposição inúmeros tipos de diálogos que podem ser adequados ao nível de cada aluno. Filmes de época ou com regionalismos podem exemplificar gírias, por exemplo. Já filmes infantis ou com diálogos lentos são ideais para estudantes de nível básico a intermediário.

2. Valorize seriados

As séries de TV ou para a internet têm alcançado grandes públicos e é difícil quem não acompanhe pelo menos uma delas. Muitas têm episódios curtos – entre 15 e 20 minutos –, que podem ser exibidos por inteiro durante uma aula sem prejudicar o tempo para realizar outras atividades.

As séries, de forma geral, trazem diálogos cotidianos e situações similares à vida real. Isso permite que você faça alusões e exemplificações do conteúdo de forma mais palpável aos alunos. Uma boa opção é utilizar séries de comédia para descontrair a aula e gerar um clima agradável para a aprendizagem, como Friends, How I Met Your Mother, That’s 70 Show e The Big Bang Theory.

3. Entre na onda da gamification

A gamification, ou “gamificação”, é o uso da linguagem dos games, como em rankings e fases, para aplicar conteúdos diversos não relacionados ao mundo dos jogos. No caso da tutoria em inglês, a gamification pode estimular o aprendizado do idioma. Tecnologias como o LyricsTraining, que ensina a língua por meio de letras de músicas, são boas escolhas.

O interessante dessa técnica é que, de forma descontraída, como se fosse uma brincadeira, o jogador-aluno assimila conceitos e passa para os próximos níveis do jogo, evoluindo também no conteúdo. Por ser leve, é uma alternativa rápida para colocar em prática os conceitos aprendidos em aula.

4. Solte o som

Apesar de ser uma técnica mais comum para compreender a língua inglesa, valorizar as músicas no momento do aprendizado pode provocar descontração. Você pode utilizar a plataforma LyricsTraining, ou ainda, abusar da criatividade e criar paródias que descrevam histórias interessantes ou abordem algum conteúdo específico.

5. Utilize reportagens

Em geral, o jornalismo busca utilizar uma linguagem acessível para atingir diferentes públicos de forma eficiente. Usar notícias de jornais televisivos ou impressos pode ajudar o aluno a compreender termos técnicos e a ampliar o vocabulário.

Exibir uma reportagem de televisão permite a familiarização com os sons e a pronúncia, que deve ser mais clara no caso dos jornalistas. Já as reportagens encontradas em sites de notícias ou em jornais e revistas podem auxiliar na leitura e na escrita. Além disso, você pode selecionar temas atuais que procurem trazer debates construtivos e educativos para o momento da aula.

Com essas dicas você está pronto para se tornar um professor de inglês inovador, proporcionando aos seus alunos uma aprendizagem mais prazerosa e eficiente. Aproveite e deixe um comentário, compartilhe conosco quais dessas dicas tiveram mais sucesso com sua turma!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias