Conteúdo atualizado no dia 29 de maio de 2018.

Para dominar um idioma estrangeiro, é essencial torná-lo parte da sua rotina. Acompanhar um site de notícias em inglês, por exemplo, é uma ótima maneira de inserir a língua da rainha no seu dia a dia. E esse hábito não só enriquece o seu vocabulário, mas também apresenta expressões regionais e, claro, o mantém bem informado.

Antigamente era difícil estudar dessa forma, tendo em vista que a única opção era o dicionário para tentar traduzir palavras e expressões conhecidas por meio de músicas e outras publicações. Mas com a internet, a diversidade de sites repletos de conteúdo passou a ser uma opção simples e rápida de exercitar a língua mais falada do mundo. 

Neste post apresentaremos para você algumas opções de sites de notícias que podem lhe ajudar em seu aprendizado. Continue lendo para conferir nossa lista e entenda por que essa é uma boa maneira de estudar inglês.

Como integrar as notícias em inglês e outros assuntos à sua rotina?

Assim como no Brasil, os sites de notícias em inglês são organizados por editorias — existindo até mesmo aqueles dedicados exclusivamente a um assunto específico, como cinema ou esporte. Isso torna mais fácil buscar por um tema para você acompanhar.

Portanto, uma excelente maneira de tornar a leitura de um site de notícias em inglês um hábito é ler sobre assuntos que realmente lhe interessam. Dessa forma, estudar será prazeroso, porque você estará em um universo que admira.

Outra opção é procurar notícias sobre a área em que você atua ou que pretende atuar. Além de aprender as palavras em inglês, você conhecerá personalidades que fazem parte do mesmo ramo que você e ficará a par das novidades e do que acontece lá fora.

Mesmo assim, é bom se aventurar fora do que lhe é familiar, pelo menos ocasionalmente. Ler notícias sobre economia, por exemplo, enriquecerá muito o seu vocabulário. Afinal, as palavras e expressões empregadas para um tema, geralmente não são as mesmas do que para outros.

Essas variações de vocabulário é que vão lhe ajudar a conhecer palavras novas, e você precisará disso quando for se comunicar. Afinal, as situações variam em nosso dia a dia e nas viagens que fazemos. Então, é preciso estar pronto para tudo.

Quando você encontrar um site de notícias em inglês que lhe chame a atenção, não deixe de seguir as suas páginas nas redes sociais e assinar as newsletters. Dessa forma, você terá acesso rápido e fácil às novas publicações, ajudando a sempre acompanhar, pelo menos, algumas notícias por dia.

Como você pode aprender com um site de notícias em inglês?

Ao escrever as notícias, os jornalistas costumam recorrer a muitas expressões ao longo do texto. Nas manchetes também usam jogos de palavras — especialmente na internet, porque os sites buscam aquelas chamativas e interessantes para atrair cliques.

Unindo isso à variedade de assuntos que você acompanhará — cada editoria, afinal, tem suas expressões e palavras próprias —, as notícias em inglês lhe proporcionarão um vocabulário rico e diversificado.

Com elas, você observa a língua inglesa em uso de várias formas e, com isso, sai daquela fórmula pronta, do “feijão com arroz” do aprendizado de inglês. Afinal, terá contato com diversas maneiras de expressar a mesma ideia, o que lhe oferece uma gama de opções para suas composições frasais.

No processo de aprendizado de um novo idioma, é sempre interessante mergulhar no mundo dos nativos — acompanhando a forma como eles usam a língua no dia a dia, de forma natural e atual.

Acompanhando um site de notícias em inglês você tem contato com a forma mais atual de uso do idioma, com aplicações de termos e palavras que facilitam a compreensão da língua por um grande número de pessoas.

Ou seja, não se trata de uma variação totalmente informal, que não seria aplicável em algumas situações. Ao mesmo tempo, não é o uso mais formal do idioma, com palavras complexas e de difícil entendimento. Você poderá expressar-se como está ali, e terá certeza de usar a gramática correta e uma estrutura de frases adequada.

Busque, também, ler notícias sobre o Brasil em sites estrangeiros. Além de apresentar pontos de vista diferentes do nosso, você vai conhecer palavras em inglês para elementos e situações que fazem parte do seu dia a dia.

De que forma é possível buscar sites para aprimorar o aprendizado?

Aprender inglês por meio dos sites deve ser algo prazeroso, motivador, tranquilo, sem esforços em demasiado. Para isso, o ideal é fazer buscas em inglês no Google, por meio dos assuntos que fazem parte do seu dia a dia. Ou seja, os que você mais tem vontade de entender melhor, o que consequentemente vai facilitar consideravelmente sua aprendizagem. 

Se estiver procurando pelos assuntos do dia, sempre que pesquisar, clique na aba “notícias” para filtrar os resultados de acordo com a atualidade e relevância dos conteúdos. 

Aliado a isso, uma ferramenta também muito útil para encontrar conteúdos conectados com o que você procura é o Twitter. Experimente seguir os perfis de portais de conteúdo, por exemplo. Sempre que isso é feito, a rede social sugere outras contas parecidas para que você também as siga, facilitando o processo de pesquisa. 

Alguns dos melhores sites de notícias em inglês

Os sites dos maiores veículos de comunicação do mundo são em inglês, sendo excelentes formas de você acompanhar artigos de qualidade no idioma. Entre eles, destacam-se: 

1. BBC News

O portal da Britsh Broadcasting Corporation (BBC), maior conglomerado de comunicação do Reino Unido e um dos mais conceituados do mundo, é uma ótima fonte de informações para exercitar o seu inglês.

Isso porque as notícias veiculadas no site são de amplo conhecimento em todo o mundo, o que facilita consideravelmente toda a compreensão do contexto em que as palavras e frases se encontram. 

2. The New York Times

Um dos mais tradicionais jornais dos Estados Unidos, o New York Times, é mais voltado para as notícias e costumes próprios dos habitantes norte-americanos. As diversas seções podem auxiliar que você exercite seu inglês por meio do assunto de sua preferência.

Receitas, editoriais de opinião, artes e até obituários estão entre as opções de leitura para que você aumente seu vocabulário e compreenda melhor o idioma. Como dito, o contato com vários temas também possibilita o aprendizado de palavras e expressões diferenciadas.

3. The Washington Post

Editado e impresso na capital dos Estados Unidos, o The Washington Post possui uma linha editorial que se aproxima muito da praticada pelo The New York Times. Inclusive, sua tipografia é muito parecida nesse sentido.

Trata-se de um periódico com atenção um pouco maior para assuntos como geopolítica, indicadores econômicos, atualizações sobre ações do governo dos EUA, entre outros. Se você gosta desse tipo de assunto e precisa desenvolver um vocabulário mais próximo de conteúdos que sigam esse padrão, o The Washington Post é a fonte ideal de aprendizagem. 

4. The Hollywood Reporter

Para quem é fã de filmes, séries e notícias sobre os atores e atrizes que estão em foco na mídia, o The Hollywood Reporter é um site mais do que obrigatório. Com ele você pode avaliar a sua compreensão do inglês com uma linguagem mais leve.

Você também aprende expressões mais regionalizadas e ainda fica sabendo das novidades desse tipo de universo antes de todo mundo. O The Hollywood Reporter, inclusive, é fonte de muitos portais de notícias aqui no Brasil. 

5. Rolling Stone 

Quem nunca utilizou a música como um meio de aprender a ouvir e falar inglês? Se você é uma delas e possui interesse pelo universo musical, nesse sentido, a Rolling Stone é uma excelente pedida.

Entrevistas, reportagens, resenhas de shows e lançamentos e matérias sobre comportamento integram as pautas dessa revista. E mais: ler a Rolling Stone nem parece um exercício, afinal, são temas interessantes de se acompanhar.

6. Sports Illustrated

Gosta de esportes tradicionais nos Estados Unidos, como basquete, baseball e futebol americano? Então a Sports Illustrated é a revista eletrônica mais indicada para que você aprenda como são contextualizadas as expressões mais utilizadas pelos narradores daqui.

Além disso, é uma boa opção para compreender de forma mais profunda e precisa o universo desses esportes. Sem falar, é claro, no fato de que você sempre estará a par do que acontece envolvendo times, atletas e técnicos em primeira mão. 

7. BuzzFeed 

E se o que você gosta mesmo é de dar boas risadas, o BuzzFeed é a opção mais apropriada. Ele possui uma infinidade de listas a respeito do cotidiano e uma velocidade incrível para criar memes (e menes) sobre os últimos acontecimentos da cultura pop.

Por isso, esse site de notícias é uma excelente fonte para adquirir conhecimentos do inglês moderno e atual. Repleto de expressões e gírias utilizadas na internet, você terá contato com situações informais de uso da língua.

8. Voice of América

Mas caso você queira algo mais didático e está começando a aprender inglês agora, então, o Voice of America foi feito para você! Com vocabulário abrangendo cerca de 1.500 palavras, o site foi desenvolvido especificamente para os estudantes do idioma.

Além de ler notícias, você também poderá baixar conteúdos em MP3 para praticar no carro, no ônibus ou na academia, por exemplo. Ou seja, é o lugar ideal para exercitar sem complicações e ainda manter-se bem informado.

Outras opções de sites de notícias em inglês

News in Levels

Se você já domina um pouquinho o inglês, então pode perceber que o nome desse jornal é “Notícias em Nível”, certo? E ele traz justamente aquilo que o seu título promete, que são notícias escritas em níveis diferentes de compreensão do inglês.

Ao acessar o site você pode optar pelo nível 1, 2 ou 3 e ler a notícia conforme o seu domínio do idioma. E ainda é possível acompanhar os áudios de todas elas também, o que favorece ainda mais a compreensão.

Daily Mail Online

Se você quer variedade de temas para escolher aquilo que vai estudar (ou ler), então o Daily Mail é uma ótima opção. Ele é um tabloide britânico que foi publicado pela primeira vez em 1896, e hoje tem foco no público de classe média.

Nele você confere notícias sobre o mundo, ciências, viagens, economia, celebridades e muito mais. Com uma linguagem fácil de compreender, é ideal para quem gosta de variar bastante e precisa de muita informação para se manter entretido.

The Independent

Agora The Independent possui apenas sua versão online, e embora não seja focado no auxílio para quem está aprendendo inglês, traz notícias do mundo e, por isso, é uma ótima forma de manter-se atualizado e aprender ao mesmo tempo.

Esse é um jornal britânico considerado como de centro-esquerda, que é bastante engajado com a política e valoriza muito as imagens que coloca em suas notícias. Ele também traz outros temas como cultura, esportes e negócios.

Outras dicas importantes

Para facilitar o aprendizado o ideal é escolher um tema interessante para a matéria a ser lida, e que ela esteja dentro do nível de domínio do idioma. Ou seja, se você ainda está aprendendo, escolha jornais que trazem uma linguagem mais simplificada.

Com o tempo você conseguirá evoluir e ler notícias mais complexas. E para isso, procure sempre fazer suas leituras em voz alta, marque aquilo que você não conhece e faça pesquisas para esclarecer suas dúvidas. Não deixe passar nada, para sempre evoluir um pouco mais.

Seu aprendizado será ainda melhor se você seguir também essas dicas:

  1. tente ler notícias em inglês todos os dias — a prática leva à perfeição;
  2. anote as palavras que mais chamaram a sua atenção durante a leitura — principalmente as que você considera úteis para o seu aprendizado;
  3. adicionalmente, procure expandir seu vocabulário não só com traduções para o português, mas também com o uso de enciclopédias, como o Merrian-Webster, que contextualizam os diversos usos de uma palavra, trazendo seus múltiplos significados em inglês.
  4. vá elevando o nível de dificuldade com o tempo, passando a ler assuntos que não lhe são habituais, mas nada que venha a lhe desmotivar ou não agrade, é claro — isso ajuda bastante a aumentar o vocabulário. 

Como você pode perceber, acompanhar um site de notícias em inglês, ou vários, é uma maneira muito simples e interessante de aprender o idioma e torná-lo parte do seu cotidiano. Praticar e manter contato com a nova língua são atitudes importantes para fixar o conhecimento e aprender a comunicar-se em um idioma estrangeiro. Lendo notícias, você faz as duas coisas e ainda aprende sobre diversos assuntos!

Quer mais dicas sobre como aperfeiçoar o seu inglês? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias