Para não cair na estagnação e na zona de conforto da vida profissional, é necessário estar sempre em busca de ir além, adquirindo novas habilidades e conhecimentos. Seja para empreender ou para se destacar em uma empresa, muitas vezes o domínio de um novo idioma é fator determinante. Mas será que você sabe a importância do inglês hoje no mercado de trabalho?

Com a crescente internacionalização permitida pela ausência de fronteiras da própria internet, o uso do inglês no cotidiano se tornou ainda maior. Seja para a realização de cursos de especialização à distância, para o uso de aplicativos e softwares diferenciados ou mesmo para fechar novos negócios, os mundos profissional e acadêmico recorrem ao inglês.

Quer saber mais? Confira agora quais benefícios são alcançados por aqueles que se tornam fluentes nessa língua universal.

Importância do inglês para os brasileiros

Dos totais 193 países, mais de 50 ao redor do mundo utilizam a língua inglesa como idioma oficial ou secundário, além de outras 27 entidades não soberanas, como Bermudas.

Apesar disso, um estudo demonstra que apenas 3% dos brasileiros possuem o domínio desse idioma, que está, principalmente, no mundo dos negócios e no universo acadêmico.

domínio da língua inglesa no Brasil é tão reduzido, que o país ocupa a 41ª posição, entre 70 países, em um ranking sobre o assunto. 

Além disso, a mesma pesquisa aponta que apenas 5% fala algum idioma estrangeiro. Isso significa que, diante de um mercado de trabalho extremamente competitivo, ser fluente em inglês é estar um passo a frente nas oportunidades de emprego.

Reflexo em melhores cargos e maiores salários

O impacto do inglês reflete diretamente na progressão da carreira, já que 75% das empresas brasileiras consideram muito útil o uso do inglês no cotidiano de trabalho.

Segundo uma pesquisa realizada por uma agência de empregos, diretores com inglês avançado ganham 43% a mais do que diretores que não dominam a língua. Para assistentes, o reflexo é também positivo em termos de salário, representando um aumento de 9%.

A realidade é que, a grande maioria de presidentes, diretores e média gerência possui um domínio intermediário do inglês, sendo muitas vezes necessário o investimento da própria empresa em cursos de idiomas para a qualificação desses funcionários.

Acesso a conteúdos diversificados

Outro ponto relevante para quem deseja progredir no mundo profissional ou acadêmico é também entrar em contato com cursos de especialização e materiais de pesquisa. E grande parte desse material está disponível apenas em inglês.

A própria UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), preocupada com a educação em nível mundial, realizou uma pesquisa sobre o assunto. Segundo a organização, dos mais de 2,5 milhões de livros publicados em 2017, cerca de 328 mil foram publicados nos Estados Unidos e 206 mil no Reino Unido. Enquanto no Brasil, a média total de livros já publicados é de 54 mil.

Muitos livros técnicos e manuais de softwares também são lançados apenas nesse idioma. Grande parte dos disponíveis em plataformas on-line pagas ou gratuitas são ministrados apenas em inglês, com legendas em inglês.

Mais opções ao redor do mundo

Além disso, para a realização de mestrado e doutorado no exterior, ou ainda para viabilizar um intercâmbio de idiomas, comumente são exigidos bons resultados em exames de proficiência, como TOEFL e IELTS.

Além dos 53 países, muitos outros que não utilizam o inglês como língua oficial também ofertam cursos no idioma, com o intuito de absorverem estudantes de diversas nacionalidades. É o caso, por exemplo, de países como Japão, Coréia do Sul e Alemanha.

No aspecto profissional, dominar o idioma também permite realizar viagens de negócios, onde a fluência será exigida no fechamento ou na renovação de contratos, estabelecendo parcerias internacionais.

Afinal, para as empresas, é vantajoso enviar pessoas que estejam seguras da compreensão oral do idioma, para não haver falhas comunicacionais, por exemplo. Para o profissional, além dos benefícios para a carreira, poder conhecer novos países e culturas ao redor do mundo é muito bom.

Seja com interesses profissionais ou acadêmicos, é inegável a importância do inglês nos dias de hoje. Se você atua em áreas executivas, aproveite para conferir outras razões cruciais para o domínio desse idioma em sua carreira.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias