Na hora de criar um bom planejamento estratégico para a sua empresa é importante ter atenção aos detalhes que podem fazer a diferença nos resultados. Os 4 Ps do marketing, por exemplo, servem como peças-chave para estruturar seu negócio.

Os 4 Ps de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção são os pilares que sustentam quaisquer métodos usados para traçar as metas de uma empresa. Isto é, para que o seu negócio tenha sucesso é preciso estabelecer o que vai vender, por quanto, onde e como será divulgado.

Para você que tem um perfil empreendedor e quer saber mais sobre o funcionamento do mundo das franquias, preparamos uma miniguia com as principais informações referentes ao mix de marketing. Acompanhe a leitura e confira!

Produto

Uma organização sempre precisa oferecer algo, seja um produto, seja um serviço. Esse conceito vai auxiliar a sua franquia a compreender quais são as características atribuídas ao que será ofertado.

Você precisa identificar quais são as necessidades do seu público-alvo, o que o seu produto ou serviço tem de especial para suprir as dificuldades dos consumidores, como se diferencia dos demais e o nome da marca que será usada.

Nessa fase da estratégia é necessário perceber qual será o impacto e o comportamento do seu produto ou serviço diante do mercado. Se você pretende criar um conceito único, estude o que as pessoas procuram e trabalhe em cima disso.

Preço

A partir do momento que você definiu o que vai oferecer ao público, você tem que saber quais preços devem ser praticados no seu ramo de atuação. Os valores vão variar conforme a sua necessidade financeira, a demanda e o que a concorrência oferece.

Mediante um preço bem definido é possível estipular as metas de vendas e saber se o seu negócio pode ter lucro ou não. Além de contribuir para os ativos mais importantes dentro de uma organização, como os salários, valores destinados aos fornecedores e assim por diante.

Os valores a serem cobrados não dizem respeito apenas ao produto, mas também à autoridade da marca no mercado. Se uma marca tem significância para o cliente, não haverá problemas em pagar um preço mais caro do que de outros produtos similares.

Praça

Você deve pensar quais serão os meios e locais onde seu cliente poderá achar seu negócio e consumir seus produtos ou serviços. Esse pilar do composto de marketing interfere diretamente na forma de segmentação de público, pois a escolha dependerá de variáveis geográficas, demográficas, comportamentais, etc.

Deve-se ter no planejamento, os melhores canais de venda e distribuição para fazer a comercialização. Basicamente, precisará organizar como e onde o seu negócio estará acessível ao público em potencial.

Em uma franquia de escolas de inglês, por exemplo, é fundamental identificar quais são os lugares estratégicos para posicionar as unidades e facilitar a locomoção dos alunos até os ambientes de ensino.

Promoção

O último P do mix de marketing corresponde à estratégia de divulgação da sua franquia, analisando as variáveis anteriores e definindo as melhores formas para fazer o seu produto ou serviço ficar gravado na mente das pessoas.

A propaganda é a maneira mais usual pela qual os consumidores sabem da existência da sua empresa, só que existem outras ferramentas que também engajam o público, tais como o marketing digital e suas táticas de marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, entre outros tópicos.

O jeito que será feita a promoção da empresa impacta muito na questão de posicionamento de marca e no que as pessoas esperam dessa franquia. Sendo assim, atente-se sempre em comunicar-se com o público de forma coerente.

Em resumo, os 4 Ps do marketing são importantes para você compreender quais são os objetivos que a sua empresa deve seguir e os recursos de que dispõe. Além é claro de exercerem força no planejamento e implementação de uma franquia.

Gostou das informações sobre o mix de marketing? Então aproveite que está aqui no blog e leia agora mesmo sobre planejamento financeiro para empreendedor e saiba exatamente por onde começar!