Você sabe o que franquia escalável? Antes de explicar seu conceito vamos apresentar um panorama geral: a crise que se instalou no nosso país nos últimos anos fez muitos trabalhadores ficarem de cabelos em pé e bolsos vazios. Diminuição da renda, falta de oportunidades de trabalho e de perspectiva profissional foram só alguns dos problemas que o povo brasileiro precisou enfrentar, principalmente para aqueles que trabalham por conta própria.

Mas foi durante esse tempo de maior adversidade que surgiu um novo tipo de negócio que vem crescendo exponencialmente e se tornou o “bote salva-vidas” de muita gente durante a tempestade — e aqui estamos falando do modelo de franquia escalável.

Se você nunca ouviu falar sobre o termo, ou já conhece, mas quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira tudo sobre essa mais nova oportunidade de negócio! Vamos lá?

O que é uma franquia escalável?

Em uma explicação singela, a escalabilidade de um negócio é caracteriza pela possibilidade de fazer a empresa crescer e as vendas aumentarem sem a necessidade de ampliar também os custos, de maneira proporcional. Ainda está um pouco confuso? Então confira o exemplo abaixo para entender melhor.

Você abriu um bar em um local alugado e modesto no seu bairro. Com os passar dos meses, as vendas e a clientela aumentaram e você sentiu a necessidade de ampliar o seu negócio.

Mas, com essa ampliação, vem os custos do aluguel de um espaço maior e de mais funcionários. No final das contas, os custos para a ampliação do negócio acabaram sendo proporcionais aos ganhos relativos ao aumento das vendas. Dessa forma, esse modelo de negócio não é considerado escalável.

“Mas então quais são os modelos escaláveis?”, você deve estar se perguntando. A resposta para essa pergunta é simples: os empreendimentos escaláveis são aqueles que não demandam muito capital nem mão de obra, como meios de comunicação, serviços de telecomunicações e call centers, escritores, músicos ou outros nichos que podem atender a uma enorme quantidade de consumidores utilizando apenas uma estrutura básica comum para todos eles.

Dentre esses serviços, um setor que tem uma alta escalabilidade são as franquias. Entenda melhor o porquê logo abaixo.

Por que as franquias são consideradas escaláveis?

Os 3 principais pilares da escalabilidade são:

  1. padronização;
  2. replicabilidade;
  3. automatização dos serviços e produtos, elementos esses que fazem parte da maioria dos negócios franqueados.

Além disso, a empresa que abre uma franquia consegue se desenvolver e aumentar seus rendimentos sem precisar investir financeiramente em estruturas e mão de obra, já que a maior parte dos custos para a construção de novas unidades fica a cargo dos franqueados.

Dessa forma, podemos concluir que tanto a matriz da empresa quanto suas franqueadas são modelos de negócio altamente escaláveis.

Franquias de cursos de inglês

Investir em uma franquia de ensino de língua inglesa pode ser um ótimo negócio, principalmente quando não é necessário ter uma estrutura física e toda a metodologia for armazenada em sistemas remotos, como é o caso das escolas delivery, em que os professores vão até o aluno no local mais adequado às suas necessidades.

Além disso, as franquias de ensino em geral têm um custo relativamente mais baixo para serem abertas quando comparadas a outros tipos — isso sem contar com a flexibilidade do negócio e a possibilidade de ampliação, já que, hoje em dia, o domínio do idioma é praticamente uma necessidade e já virou até obrigação em algumas áreas, como medicina, engenharia e TI.

Como visto, investir em uma franquia escalável, como os cursos de inglês, pode ser bastante vantajoso e proporcionar uma vida financeira tranquila e segura para os franqueados. 

E então, gostou do artigo? Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre agora mesmo em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias