Na correria do dia a dia, um dos grandes desafios vividos por quem leciona algum idioma estrangeiro é como administrar o tempo de trabalho de modo mais eficiente e produtivo.

Isso porque saber conciliar os horários de aula, o tempo gasto em locomoção e as atividades da vida pessoal é, sem dúvidas, o ponto-chave para garantir a qualidade do ensino e, como consequência natural, o aumento do faturamento no final de cada mês.

Por isso, confira neste post as dicas que separamos para você saber como administrar melhor o tempo de trabalho a fim de otimizar a lucratividade do seu pequeno negócio. Fique conosco!

Entenda o perfil do público-alvo

Essa é a primeira grande medida a ser considerada pelos professores. Isso porque é preciso pensar estrategicamente para quem as aulas são direcionadas. Ou seja, quais perfis, de fato, contratarão esses serviços. A identificação do tipo central de aluno auxilia na redução de desgastes e frustrações que, geralmente, acometem professores de inglês em início de carreira sem planejamentos.

Para tanto, essa avaliação precisa ser sistematicamente realizada por meio de pesquisas e testes. Assim, por exemplo, a disponibilização de aulas experimentais com posterior coleta de feedbacks é uma estratégia bem interessante para obter uma compreensão mais dedicada de cada perfil de público-alvo a ser trabalhado.

Tenha uma agenda de trabalho

Diante de tantos compromissos diários na vida de um professor particular, fica difícil conseguir lembrar de todas as aulas que serão ministradas ao longo da semana. Afinal, contar somente com a memória pode ocasionar em esquecimentos e atrasos nas aulas — o que impacta, de modo negativo, a qualidade do ensino e o rendimento dos alunos.

Por isso, o uso de uma agenda eletrônica, como o Google Agenda e Todoist, ou física, confere total apoio no cumprimento dessas tarefas do cotidiano. Com isso, os professores conseguem obter um controle geral de todos os horários e obrigações, evitando surpresas.

Seja pontual com seus alunos

A pontualidade é um dos pilares básicos na consolidação de uma metodologia de ensino eficaz. Isso se justifica no fato de que pequenos atrasos no início das aulas interferem na própria grade de compromissos dos professores ao longo do dia e causam grandes frustrações aos alunos que abriram mão de outras atividades para estarem ali, aprendendo outro idioma.

Por esse motivo, é fundamental que as aulas comecem e terminem dentro dos horários convencionados entre professores e alunos para que ambos estejam preparados para aproveitaram ao máximo esse tempo dedicado. Sem dúvidas, a pontualidade fortalece essa relação profissional entre as partes com base na confiança e no respeito mútuo.

Planeje rotas de trabalho

A depender da localização onde as aulas são ministradas, o tempo médio gasto com transporte precisa ser previamente planejado pelos professores para que essa logística funcione de maneira prática e ágil, sem correria ou estresse.

Assim sendo, entre os horários de uma aula e outra, caso necessário, considere a inclusão de 10 a 20 minutos extras nesse planejamento para que imprevistos como engarrafamentos não atrasem as aulas.

Tenha uma metodologia eficiente

escolha da melhor metodologia de ensino da língua inglesa é outro aspecto que precisa ser minuciosamente planejado pelos professores. Afinal, a forma como o conteúdo é repassado aos alunos é tão relevante quanto a própria matéria em si.

Por isso, uma boa metodologia aplicada define o índice de retenção do conhecimento, de interesse contínuo dos aprendizes e, igualmente, de otimização do tempo despendido pelos professores na transmissão das matérias.

No entanto, a elaboração de um material didático de excelência, como parte da metodologia de ensino, pode vir a ser um tanto demorado, visto que é preciso avaliar pouco a pouco as falhas ou excessos em determinados tópicos.

Para facilitar essa etapa, os profissionais da docência podem contar com o apoio de materiais sistematicamente elaborados por grandes empresas linguísticas de destaque em nível nacional. A Top English, por exemplo, disponibiliza uma coletânea de materiais 100% digitais, que tem como foco a conversação, e menos a parte gramatical.

Invista em ferramentas de automação

Seja a distância ou presencial, existe uma diversidade massiva de sistemas e ferramentas de automação que podem auxiliar os professores antes e durante as aulas particulares. A começar pelas agendas eletrônicas — já sugeridas logo no início deste artigo.

Aos adeptos das aulas 100% online, os programas de gestão oferecidas no mercado são ótimas ferramentas. Afinal, já são equipadas com funcionalidades práticas e fáceis de manuseio, com opções de gerenciamento da vida acadêmica de cada aluno e de envio de conteúdos customizados, por exemplo.

Dê aulas de inglês a distância

Na atualidade, a qualidade e funcionalidade dos sistemas de automação têm alcançado patamares nunca antes vistos pelo mundo. Isso implica que pessoas, empresas e relações de trabalho vêm sendo modificadas drasticamente nos últimos tempos.

Por isso, as aulas presenciais, antes entendidas como o único meio possível de transmissão do conhecimento, tornam-se cada vez menos interessantes às pessoas, na medida em que as aulas a distância, por outro lado, conferem maior praticidade, conforto e economia do tempo para professores e alunos.

Além disso, a modalidade de ensino online é significativamente mais barata, o que é um ponto a favor na atração de novos alunos. Dessa forma, essas aulas podem ser facilmente agendadas em qualquer local e horário. Para isso, empresas especializadas no assunto, como é o caso da Top English, também oferecem serviços de apoio na relação de horários e compromissos.

Assim, com mais de 20 filiais no Brasil e uma localizada no Japão, os professores são amparados com materiais e sistemas de agendamento eficazes para que o aumento do número de aulas e da rentabilidade aconteça naturalmente. 

Portanto, são muitas as maneiras de otimização do tempo investido pelos professores de inglês com as aulas particulares. Tendo isso em vista, entender o perfil dos alunos, utilizar agendas físicas ou eletrônicas, adotar uma metodologia eficiente, como a oferecida pela Top English e dar aulas a distância são boas práticas estratégicas de trabalho.

Achou interessante este artigo? Se quiser saber mais sobre como administrar o tempo com o uso de nossas metodologias, entre em contato conosco!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias