Adequar a agenda para conciliar todas as responsabilidades do cotidiano geralmente não é uma tarefa fácil. Seja para os que gostam de viver com mais liberdade na rotina, sem horários estritos e inflexíveis, seja para os que estão sempre atarefados e na correria, separar um horário na agenda para incluir um novo idioma pode parecer impossível em um primeiro momento.

É nesse aspecto que a otimização de tempo faz toda a diferença. Quem busca uma melhor colocação profissional ou até mesmo realizar viagens para países de língua inglesa sabe que não é possível ignorar as aulas de inglês.

Pensando nisso, separamos dicas preciosas que facilitarão a vida de quem busca opções alternativas para a prática de inglês durante o dia. Confira!

Compreenda a importância da otimização de tempo

Criar condições favoráveis para desenvolver o inglês é uma necessidade principalmente para aqueles que não veem a segunda língua como a atividade principal do dia a dia, mas sabem da relevância para o currículo.

A otimização se trata de utilizar as diversas brechas entre compromissos, ou mesmo espaços de tempo que parecem “inúteis”, para tornar o dia mais produtivo. É possível recorrer a estratégias simples que tornam o tempo um recurso muito mais bem aproveitado.

E, independentemente de qual forma assumam seus compromissos, provamos como você consegue adaptar suas horas para não ficar para trás na carreira de uma forma muito simples.

Dê preferência às escolas que vão até você

Uma das dificuldades para quem tem a rotina corrida é tornar o inglês uma atividade que não prejudique os horários já apertados. Assim, muitas vezes, pode ser complicado se deslocar até o local da escola, afinal, o tempo utilizado para o deslocamento pode ser muito significativo.

Nesse caso, a opção é optar por escolas de inglês que, além de tornarem os horários flexíveis, também possuam a modalidade itinerante: em vez de o aluno ir até o local, é o professor que se desloca até o aluno.

Encaixe uma aula de inglês logo cedo

Principalmente para pessoas matutinas, uma forma de tornar o tempo mais produtivo é utilizar os períodos antes da faculdade ou do trabalho para uma aula de inglês. Antes de dar aquele gás nas responsabilidades, por que não separar um tempo para o seu desenvolvimento pessoal?

Se as atividades rotineiras iniciam às 8h, por exemplo, é possível chegar um pouco mais cedo ao seu local de trabalho e contar como uma aula particular antes do início do expediente.

Para quem não gosta de acordar muito cedo, uma aula pode ser ainda mais proveitosa se o encontro for em um local onde o café da manhã possa ser servido, otimizando ainda mais os minutos preciosos do dia. Além disso, os conteúdos adquiridos podem ser voltados à prática profissional e já aplicados naquele mesmo dia.

Torne o período do almoço produtivo

O horário do almoço pode ser uma ótima opção para quem trabalha em período integral e ainda concilia com estudos no período noturno. Pode parecer bobagem, mas, antes ou depois da alimentação, é possível utilizar esse momento de relaxamento para adquirir conhecimentos em inglês.

Além da opção das aulas particulares, existem alternativas mais leves, que não ocuparão seu horário de descanso tão intensamente. Se você dispõe de internet no celular, aproveite esse momento para assistir vídeos online ou filmes em plataformas streaming com legendas em inglês. Ou, se prefere as músicas, procure ouvi-las enquanto lê as letras originais, absorvendo e conferindo os significados de novas palavras.

Descubra novos termos durante o trajeto

Se a correria é grande, ainda há como estudar e se aprofundar no inglês nos trajetos realizados durante o dia. Sendo de carro, ônibus ou bicicleta, existe sempre uma opção de aplicativos que facilitam treinar o listening e identificar novos termos no idioma, principalmente se sua escola de inglês valorizar o método de conversação.

Os podcasts disponíveis em plataformas de hospedagem de áudio, além de trazerem conteúdos irreverentes e atualizações a respeito do que ocorre no mundo, podem ser ouvidos em qualquer dispositivo móvel. Além disso, existem aplicativos que fornecem audiolivros em inglês, como o AudioBooks, que é totalmente gratuito e tem obras como Anna Karenina, de Tolstói.

A dica é anotar os termos que não forem compreendidos para tirar dúvidas com o professor de inglês depois.

Aprenda a usar a agenda corretamente

Não ter uma agenda para organizar a rotina pode ser uma das razões da dificuldade em aproveitar o tempo durante o dia da melhor maneira. Mas, mesmo para aqueles que fazem uso desse recurso, ainda há a chance de estar utilizando a agenda de forma errada, tornando o trabalho de anotar os compromissos uma energia desperdiçada.

Portanto, é importante saber que não basta apenas anotar os compromissos no dia correspondente ao evento, mas, sim, trabalhar com listas diariamente. Além de marcar os horários das reuniões e aulas na agenda semanalmente, o indicado é, toda manhã, encaixar entre as atividades fixas outras tarefas a serem cumpridas, como leituras e exercícios de fixação.

É preciso se organizar para checar as tarefas do dia em questão e também do dia seguinte, para que seja possível adequar os prazos, caso necessário. Valer-se de lembretes, marcadores e alarmes é outra opção para pessoas mais esquecidas.

Recorra ao método Pomodoro

Os minutos parecem ser muito mais produtivos quando a técnica Pomodoro de realização de tarefas é utilizada. Esse método, criado por Francesco Cirillo, consiste na dedicação à uma tarefa única durante um período, sem quaisquer interrupções.

Funciona da seguinte maneira: cada “pomodoro” equivale a 25 minutos de concentração e cinco minutos de descanso livre. A cada quatro pomodoros (ou seja, duas horas) é possível descansar por um período de 30 minutos.

Existem aplicativos que controlam o cronômetro e, ao mesmo tempo, desligam outros aplicativos do celular para evitar distrações. Essa técnica aumenta a produtividade consideravelmente, já que aquele esforço de estudar ou trabalhar traz resultados mais rapidamente, sobrando tempo para realizar outras atividades.

As ferramentas e as práticas cotidianas de otimização de tempo fazem com que o dia pareça mais longo e sempre caiba na agenda uma hora especial para se dedicar às aulas de inglês. Adaptando a rotina, a falta de tempo se torna razão insuficiente para não poder praticar o idioma.

Gostou das dicas? Então, não perca mais tempo! Entre em contato conosco e descubra todas as opções de aulas que oferecemos e como elas podem se encaixar entre seus compromissos com facilidade!