Nem sempre aquele trabalho que conquistamos pode promover a satisfação e o reconhecimento esperados no princípio. Por essa e outras razões, muitas pessoas que querem reinventar a carreira não sabem por onde começar.

Afinal, por ser uma decisão que altera muitos aspectos da vida cotidiana, muitas dúvidas podem surgir, até mesmo se é o momento de dar esse passo em sua vida. Não é fácil, por exemplo, escolher entre uma grande ou uma pequena mudança, ou entre uma reinvenção gradual ou uma mudança imediata.

Seja para qualquer uma dessas situações, existem medidas que você pode adotar para tomar uma decisão mais assertiva na hora de sair em busca de melhor qualidade de vida e de sucesso profissional. Separamos algumas delas para te ajudar nesse processo tão importante para o seu crescimento.

Entenda por que reinventar a carreira

Inicialmente, antes de qualquer decisão, é importante identificar quais razões estão encaminhando sua necessidade para uma mudança no âmbito profissional de sua vida. Por se tratar de sua fonte financeira e também de outros aspectos relevantes, como a rotina e a construção de um determinado laço com seu atual emprego, essa mudança requer reflexão.

Nem sempre será possível determinar com certeza se é a decisão mais acertada, porém compreender os motivos por detrás dela pode auxiliar a minimizar arrependimentos ou dúvidas e te fazer seguir em frente.

Para isso, você pode produzir uma lista com as principais razões que estão te levando a sentir-se insatisfeito, realizando uma autoavaliação. Ou ainda conversar com colegas ou profissionais de carreira, adentrando nos aspectos que te incomodam e como a reinvenção da carreira poderá ser a solução mais indicada.

Concentre-se em seu trabalho interno

Após identificar as razões primordiais que te levaram a tomar essa decisão, muito provavelmente você vai se deparar com frustração, falta de realização e reconhecimento, necessidade de uma flexibilidade maior nos horários, incômodo com cobranças demasiadas, pouco tempo livre etc.

Essas e outras situações de incômodo demonstram que, muitas vezes, a necessidade de reinventar a carreira é algo que está atrelado ao descompasso entre vida pessoal e profissional.

A busca por qualidade de vida requer, muitas vezes, que você siga os seus sonhos e que sua nova carreira te aproxime do seu propósito de vida. Portanto, antes de engatar em um novo emprego, veja se as obrigações e exigências, assim como as realizações que esse emprego propõe, estarão de acordo com suas necessidades e seu objetivo de realização pessoal.

Descubra o que precisa mudar

Após concentrar-se em seus objetivos, necessidades e angústias em relação à sua carreira atual, o próximo passo é compreender quais mudanças você está precisando enfrentar. Você está em busca de uma alteração drástica ou leve? Pode sustentar o seu trabalho atual por um período curto ou longo?

As respostas a essas perguntas permitirão a você escolher entre iniciar uma carreira totalmente nova ou realizar um investimento em um nicho de mercado que converse com suas habilidades prévias, por exemplo. Além disso, o tempo para a reinvenção da carreira é crucial, porque refletirá em seu planejamento profissional e financeiro, como você verá a seguir.

Prepare seu orçamento

Você terá que se organizar minimamente a respeito de suas finanças ao compreender que reformulação de carreira é a melhor saída para promover realização pessoal e profissional.

Para deixar um emprego, será preciso enfrentar a possibilidade de permanecer um tempo sem uma renda significativa, principalmente em caso de iniciar uma nova carreira do zero ou de começar um negócio em uma nova área.

Portanto, é importante que você prepare um orçamento e esteja disposto a, quem sabe, viver com menos por um período de tempo. Além de procurar cortar serviços que não são essenciais, procurar outras formas de investimentos que assegurem uma saúde financeira, como títulos ou poupança, pode ser uma saída.

Reflita sobre empreendedorismo

O anseio por satisfação pessoal, tempo livre e redução na cobrança pode te levar a tomar coragem para iniciar um novo negócio, investindo até em uma carreira que você sonhava, mas deixou em segundo plano.

Essa pode ser uma ótima saída para aqueles que possuem um perfil empreendedor, ou que já estão estagnados na carreira há algum tempo, ou ainda que decidiram por perseguir um sonho antigo após atingir maturidade no mercado de trabalho.

Para estar mais bem preparado sobre essa escolha e dar início no rumo desejado, além de uma diversidade de livros, existem cursos de empreendedorismo online gratuitos. Eles podem auxiliar na atualização profissional e também incentivar o domínio de características valiosas para empreender, como capacidade estratégica, conhecimentos de marketing, pensamento a longo prazo, noções sobre modelos de negócios, etc.

É importante ter em mente que o empreendedorismo pode trazer ganhos significativos além dos financeiros, mas também exige pesquisa, planejamento, organização e dedicação.

Invista no tipo de negócio que combine com você

Para dar início a um novo negócio visando a mudança na vida profissional, é interessante buscar por investimentos que atendam o seu perfil. Dessa forma, além de identificar suas insatisfações com a carreira anterior, observe aspectos pessoais que sejam produtivos para sua nova jornada.

Deve-se levar em conta, por exemplo, qual tipo de formação é exigida para que o empreendimento possa ser administrado de forma saudável e sustentável, além dos seus pontos fortes e afinidades. Entre alguns tipos de negócios estão as franquias, e-commerce, home based (na própria residência), startups, freelancer, entre outros.

Para alguém que está iniciando nesse campo, abrir um MEI pode ser um bom primeiro passo. Procurar um sócio investidor é uma opção vantajosa se você busca levantar recursos.

Já para aqueles que desejam começar com baixo custo, as franquias são uma opção forte a se considerar. Elas permeiam diversos nichos de mercados e, em algumas, com 10 mil reais de investimento já é possível obter retorno. Além disso, apresentam as vantagens de receber apoio do franqueador e de apresentar menor risco.

Para professores de inglês que desejam progredir e reinventar a carreira, as franquias de idiomas podem ser a saída ideal. Se você gostou dessas dicas, aproveite para conhecer outros conteúdos do blog, como este.