Este conteúdo foi atualizado no dia 03 de maio de 2018. 

Para ser professor de inglês de destaque, não basta se colocar na frente da turma e seguir as instruções dos livros didáticos. Se antigamente pensava-se que ser fluente no idioma era suficiente para seguir nessa profissão, hoje, sabe-se que existem muitos outros aspectos envolvidos na relação de ensino e aprendizagem.

O principal desses aspectos é algo que sempre deve estar na mente do professor: o aluno só é responsável por uma parcela do processo de aprendizado. Se não houver compromisso de todas as partes envolvidas, ele fica muito prejudicado.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Continue, então, a leitura, pois separamos algumas dicas para você que deseja ser um bom professor de inglês!

1. Priorize o aprendizado do aluno

Alunos adoram professores engraçados, aulas divertidas, atividades extraclasse etc., mas é importante compreender que isso só funciona quando é um complemento à razão principal da aula: o aprendizado. A função de um professor é ensinar, então, a evolução dos alunos na língua deve ser sempre prioridade.

Se aulas lúdicas não estão dando o resultado esperado, por exemplo, é preciso saber a hora de rever a metodologia de trabalho, mesmo que ela seja mais “chata” ou repetitiva. O essencial é que o objetivo de todos seja alcançado. Vale destacar que não existe um certo ou errado aqui. O importante é transmitir os saberes de forma clara e coerente. 

2. Nunca deixe de estudar

Um professor de inglês nunca pode deixar de ser estudante. Ele precisa estar sempre se atualizando em relação a metodologias, ferramentas e recursos para potencializar o aprendizado dos alunos e melhorar as aulas. A tecnologia, nesse sentido, pode ser uma forte aliada, maximizando os resultados e otimizando o tempo. 

É importante frisar que uma língua, independentemente de qual seja, não é um conhecimento estagnado — ela faz parte da cultura e está sempre em mutação. Por isso, é indispensável que os professores estudem regularmente para acompanhar essas mudanças.

Além do mais, a cada dia, surgem novos aparatos e tendências, e o profissional que não se mantiver atualizado, possivelmente se tornará obsoleto, perdendo o espaço para os demais. 

3. Estimule o aluno a falar

As quatro principais habilidades treinadas no aprendizado de um novo idioma são leitura, escrita, compreensão oral e fala. Entretanto, a última normalmente é muito subestimada em relação às outras.

Bons professores estimulam que os alunos falem durante as aulas, pois é somente com a prática que se pode desenvolver a pronúncia e a cadência corretas.

É claro que esses momentos de fala devem ser acompanhados pelo professor — é papel dele avaliar os avanços e medir as necessidades de correção de acordo com o nível, tentando manter o progresso sem constranger os alunos.

4. Dedique um tempo para o planejamento

Nenhuma das dicas anteriores funciona se não houver por trás algo muito importante: planejamento. As turmas têm características diferentes, as formas de dar aula mudam com o tempo e os alunos têm objetivos diversos.

A dedicação de um professor na preparação das aulas é um bom indicativo do sucesso que ele vai obter com o ensino. Procure escolas para trabalhar que valorizem essa atividade e se, em algum momento, você for seu próprio chefe — seja dando aulas particulares, seja empreendendo em um negócio —, não se esqueça de fazer o mesmo.

5. Trate as aulas como um negócio

O professor que quer começar a fornecer aulas, principalmente particulares, deve tratar tal atividade como um negócio real. Isto é: ele precisa se dedicar à função, tornando o ensino um ambiente de trabalho o mais profissional possível.

Se você tivesse uma empresa ou, até mesmo, fosse contratado por uma escola, não teria que elaborar — com antecedência — as aulas, programar-se para ensinar todo o material didático em tempo hábil e manter a pontualidade? Pois, então, o mesmo vale para aulas particulares de inglês. Com essa simples ação, você vai ganhar pontos extras com os alunos. 

6. Seja autoridade nas redes sociais

Ao procurar um professor, o aluno não quer apenas mais um entre tantos outros. Pelo contrário: ele vai buscar um profissional capacitado e que saiba fazer a diferença. Em outras palavras: ele quer alguém que seja referência na área.

É nesse cenário que surge a importância de você mostrar que realmente é qualificado, sendo as redes sociais mais do que bem-vindas nesse contexto. Utilize o Facebook, o Twitter, o Instagram, o LinkedIn e afins para destacar suas habilidades na área.

Mas não pare por aí. Que tal criar um blog, apresentando conteúdos relevantes e realmente atrativos para o público? Dessa forma, você vai melhorar o ranqueamento do portal nos motores de busca, fator que vai contribuir para a sua ascensão como professor de inglês. Vale a pena também pensar na possibilidade de investir em anúncios — tanto no meio on-line quanto nas mídias tradicionais, como rádio e jornal. 

7. Melhore a comunicação

De nada adianta dominar o conteúdo, mas não saber transmitir a matéria para os alunos, concorda? Portanto, trabalhe melhor a sua habilidade de comunicação, garantindo que o conhecimento seja, de fato, absorvido pelos estudantes. 

Claro que não é preciso ter uma oratória impecável, digna de um apresentador de telejornal, por exemplo. Mas é essencial saber expor bem as ideias, esclarecendo dúvidas. Além do mais, não se esqueça de que é essencial ter uma boa dicção, usando um tom moderado de voz. 

8. Invista em uma franquia

Outra possibilidade para ser um professor de inglês é investir no setor de franchising. Se falar uma segunda língua, antes, era um diferencial, atualmente, tal aptidão tornou-se pré-requisito para conseguir um emprego de destaque. Não à toa, as franquias de idiomas configuram-se como um negócio promissor e rentável. 

Contudo, ao optar por essa alternativa, é fundamental conhecer bem as particularidades desse universo e também da marca. Para não ter erro, dê preferência para aquelas que já estão consolidadas no mercado e apresentam números atrativos. Assim, você não corre o risco de entrar em um negócio duvidoso. 

Agora que já sabe como ser professor de inglês, compartilhe o conteúdo nas redes sociais. Assim, os seus amigos também saberão como se tornar um profissional diferenciado.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias