Datas comemorativas, como o 4 de Julho, são sempre interessantes para ensinar aos alunos a cultura de um país. Para os norte-americanos, essa é uma das datas mais importantes a serem comemoradas, sendo comum sua menção nos filmes hollywoodianos.

Feriados nacionais como esse são pedagógicos em diversos aspectos, mas são ainda mais educativos para alunos que desejam morar no exterior. Afinal, conhecer a cultura do país onde vai viver inclui ter noções sobre sua história, seus costumes, expressões linguísticas e outras curiosidades que permitam uma adaptação mais fácil ao novo ambiente.

Por essa razão, você pode aproveitar a data do conhecido “Fourth of July” para ensinar inglês de uma forma prática e atraente e, de quebra, fornecer informações culturais sobre esse país que é destino de milhares de intercambistas brasileiros.

Conheça agora algumas informações relevantes sobre o dia da independência dos Estados Unidos!

A história do dia 4 de julho

No dia 2 de Julho de 1776, os Estados Unidos da América declarou sua independência do Reino Unido da Grã-Bretanha. Mas apenas dois dias depois é que os fundadores da antiga colônia aceitaram a derrota na Revolução Americana. E, após revisar o documento escrito por Thomas Jefferson, assinaram a Declaração de Independência.

A Revolução Americana foi possível graças à junção das 13 colônias britânicas, sendo elas New York, New Hampshire, Delaware, Massachusetts, Connecticut, Virginia, Pensilvânia, Rhode Island, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul, New Jersey e Georgia, que posteriormente se tornaram estados do país unificado.

Essa união foi desencadeada pela insatisfação das colônias com os altos e inúmeros tributos pagos à Metrópole, que até meados dos anos 1760 se mantinha distante e realizava poucas interferências e cobranças.

A vitória formou o que hoje são os Estados Unidos e unificou as diferentes culturas que se espalhavam pela larga extensão territorial, fazendo crescer o sentimento nacionalista mesmo com as discrepâncias entre Norte e Sul.

Comemorações e curiosidades

Desde então, o 4 de Julho se tornou uma fonte de união e orgulho para todos os norte-americanos.

As famílias costumam pendurar bandeirinhas em suas janelas nas cores da bandeira, além de outros elementos de decoração. A celebração também se faz com a queima de fogos de artifício, sendo em Nova Iorque a mais famosa delas.

É nessa data também que se realizam os grandes desfiles e paradas comemorativas, com bandas universitárias e militares, carros alegóricos e balões gigantes que sobrevoam as avenidas mais movimentadas das capitais.

Nesse dia, a população comemora com amigos e familiares, realizando almoços festivos. Segundo a Forbes Magazine, mais de 64% dos estadunidenses optam por churrascos ou piqueniques, recorrendo aos clássicos hot dogs americanos.

Em todo o país são realizados eventos de grande magnitude, com apresentações, performances e passeios. Quem estiver viajando pelos EUA nesse período terá muitas opções para viver a cultura americana em sua raiz.

Filmes que remetem ao feriado

Para sua aula ficar ainda mais interessante, você pode recorrer aos filmes que retratam a Revolução Americana e também as comemorações atuais, influenciando também na compreensão oral dos alunos.

O Patriota (2000)

Estrelando Mel Gibson como herói de guerra, esse filme retrata uma rebelião contra o exército britânico. O contexto histórico e os costumes da época são bem detalhados, já que o filme se passa em 1776, durante a Revolução Americana.

Duro de Matar 4.0 (2007)

Um pouco mais atual, esse longa-metragem retrata Bruce Willis tentando defender a nação de um ataque terrorista durante as comemorações do 4 de Julho, quando grande parte da população está nas ruas e eventos para festejar a data.

O fundo do Coração (1982)

Esse filme de Francis Ford Coppola aborda a vida de um casal que, em pleno Dia da Independência, se separa e decidem sair às ruas de Las Vegas durante as celebrações para encontrarem novos parceiros.

Com todas essas informações, criar uma aula sobre a cultura americana fica muito mais fácil e os alunos adquirem ainda mais conhecimento durante a aula de inglês. Além dos filmes, você pode recorrer à decoração típica e até aos hot dogs para fazê-los viver um pouco das festividades do 4 de Julho.

Gostou? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e espalhe essa ideia!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias