Em meio à nebulosa tempestade que assola a economia de nosso país, há um desafio diário para os empreendedores no que diz respeito ao mercado. Os clientes costumam adaptar seu comportamento de consumo e, por consequência, as empresas têm a obrigação de inovar e acompanhar as novas expectativas.

Nesse contexto, o marketing tem várias ferramentas e aparece como uma ótima aposta — dada a diferenciação que se pode obter. E alguns dos poderosos recursos são os 4 Ps do marketing. Você os conhece?

Fazer  uma franquia dar certo já é uma tarefa e tanto. Agora, imagine como aplicar as ferramentas de comunicação de forma coerente e sem atropelos. Como ter êxito utilizando o marketing? Quer começar, mas não sabe como?

Fique despreocupado e siga com a gente! Este artigo mostrará, de maneira objetiva, o que são os 4 Ps do marketing e como eles podem ajudar uma franquia. Confira!

Qual a importância de se investir no marketing?

Como devem ser precisos em suas tomadas de decisões, os gestores costumam ficar receosos em empregar recursos no marketing e terminam desistindo na hora de investir no setor. Esse é um erro, pois quem empreende tem de saber que o marketing é responsável por posicionar a empresa e pela maneira como ela é percebida pelos clientes.

Por meio dessas ações, as organizações mantêm clientes fidelizados e prospectam novos. É possível sobreviver à retração e prosperar.

O balanço preliminar divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que, em 2017, o desempenho do setor de franquias cresceu cerca de 8% em relação ao ano anterior — quanto às receitas.

Para 2018, a previsão é ampliar o faturamento em até 10%. Pode ser que a economia do Brasil ainda demore um pouco para dar sinais claros de recuperação, mas é possível sair vitorioso desse jogo.

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps significam: Preço, Praça, Produto e Promoção. Também conhecidos como mix de marketing, eles são os componentes essenciais para moldar uma estratégia de divulgação, a fim de atingir um estabelecido público-alvo.

Preço

É imprescindível perceber que o Preço é volúvel e intrínseco ao posicionamento de mercado. O fato é que ele não é resultante apenas da prestação de algum serviço ou do custo de produção.

Tal variável também passa pelo valor admitido pelo consumidor — o quanto ele está disposto a desembolsar para ter o que você oferta. Esse “P” determinará o destino da organização, já que gera a saúde financeira necessária para o pagamento de funcionários, tributos ou fornecedores e a obtenção de lucro.

Praça

Já a Praça envolve sua disponibilidade em relação ao cliente e a forma com a qual ele chega até a empresa e seus serviços (ou produtos). Uma escola, por exemplo, tem de se preocupar com as instalações físicas, a localização, o acesso de alunos via transporte público, a segurança, o ambiente virtual etc.

Já as organizações que negociam produtos, além dos itens citados há pouco, precisam gerir corretamente os estoques e a distribuição.

Produto

Chegamos, então, ao Produto, que é seu core business. Esse “P” refere-se ao que sua empresa sabe fazer de melhor.

Você, empreendedor, tem de saber que o Produto é decorrência direta de seu dedo no negócio. Tomando uma franquia de escola de idiomas como exemplo, sua empresa tem como objetivo capacitar os alunos e torná-los aptos no nível de compreensão desejado.

Mas como eles vão escolher o local para estudar? Isso tem relação com a experiência que seu produto ou serviço pode propiciar.

Promoção

O último “P” a abordarmos é a Promoção. Trata-se da forma como o cliente vai perceber o produto ou serviço. Não estamos falando das tradicionais queimas de estoque, mas sim das ações de propaganda, desenvolvidas e aplicadas para alavancar a marca.

Afinal, o produto pode ser bom, além de ter preço de mercado e boa localização, mas, ainda assim, seu potencial cliente simplesmente desconhecer a marca. É preciso construir esse valor agregado, que influenciará inclusive nos preços. No caso das franquias, maximizar as marcas já estabelecidas no mercado é um grande trunfo.

Quais os resultados obtidos por uma franquia com os 4 Ps?

É fundamental compreender que os 4 Ps do marketing funcionam em conjunto e são complementares uns aos outros. De forma isolada, os resultados são incertos, mas, ao alocar recursos para essa temática, pode-se incrementar o valor da marca e posicioná-la satisfatoriamente no mercado. Quando somadas, as forças:

  • trazem mais clientes;
  • aumentam o faturamento;
  • geram vantagem competitiva;
  • ajudam a identificar o que o cliente precisa;
  • melhoram a qualidade do serviço prestado.

Em uma franquia, o portfólio de produtos já vem estabelecido no pacote. Logo, o franqueado não pode alterar o mix de serviços — apenas se forem correlatos à estratégia e permitidos pela empresa.

Por outro lado, mostre quais são os diferenciais de sua organização em relação às outras. Em tempos de crise, como atingir um público que tem de se capacitar para ter sucesso no mercado de trabalho? Tenha o objetivo de ser a melhor franquia de sua rede, por meio do produto ofertado.

Com relação ao preço — exceto os casos que são amarrados via contrato —, há a possibilidade de flexibilizar a tabela de valores sugeridos. Para tanto, é necessário que você conheça a composição dos números e a forma de administrá-los. Porém, não se esqueça de que uma parcela desse preço é o valor intangível relacionado à marca.

Sobre a praça, há algo que parece simples, mas não é: apesar de entrar com uma marca já consolidada no mercado, pense em como sua franquia estará disponível ao cliente. Salientamos que esse “P” envolve os canais de comunicação, de oferta e de captação, entre outros.

Você, que vai ser franqueado de uma escola de idiomas, já pensou em ofertar seu produto numa faculdade em sua cidade? E associar a marca ao clube de futebol da região? O contato com o cliente tem de ser uma busca constante.

No caso da promoção, como a franquia já tem uma marca estabelecida, faz-se necessário um grande alinhamento de comunicação e ações nessa área. Aproveite ao máximo o que a franqueadora pode ofertar, explorando corretamente as redes sociais e seus respectivos potenciais.

Neste artigo, visitamos os pontos e a estruturação necessária para utilizarmos amplamente os 4 Ps do marketing. Agora, você é um conhecedor da ferramenta. Gostou do conteúdo? Quer mais informações sobre o assunto? Então, entre em contato conosco!

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