Você está pensando em empreender, mas não pretende investir muito e correr o risco de ter prejuízos, certo? A melhor opção para isso pode ser uma microfranquia. Esse formato de negócio está em alta no mercado e atrai cada dia mais empreendedores.

Porém, o que é uma microfranquia e por que vale a pena investir nesse negócio? É isso que você entenderá neste post, descobrindo as características e vantagens desse formato. Acompanhe!

O que é microfranquia?

O termo “micro” é de origem grega e significa “pequeno”. Portanto, microfranquias são negócios de porte menor em relação às franquias convencionais.

Porém, para não ficar na subjetividade, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) define como microfranquia os empreendimentos cujo valor de investimento inicial não ultrapasse 90 mil reais. Ou seja, são franquias de pequeno porte com um limite de investimento.

Quais são as diferenças entre franquia e microfranquia?

Como vimos, os principais fatores que definem os dois formatos são o valor inicial do investimento e o porte do negócio. Em outras palavras, as microfranquias costumam ser mais baratas e modestas.

Por exemplo, há franquias convencionais cujo valor do investimento inicial ultrapassa 1 milhão de reais. Por outro lado, há microfranquias que podem começar a funcionar com apenas mil reais. A seguir, veja um quadro comparativo entre os dois formatos.

Principais diferenças

Microfranquias

Franquias

Investimento inicial

90 mil no máximo

Acima de 90 mil

Local de funcionamento

Pode ser em casa

Grandes estruturas

Necessidade de equipe

Pode ser individual

Equipes qualificadas

Custos

Menor pela simplicidade

Maior pelas necessidades

Tempo de retorno

De 6 a 12 meses em média

De 12 a 18 meses em média

Apesar de terem diferenças notáveis, as micro franquias precisam da mesma dedicação para garantir o sucesso do negócio. Aliás, as leis são as mesmas para os dois formatos.

Por que empreender com microfranquia?

“Embora mais recentes, entendemos que as micro franquias vêm amadurecendo e aprofundando sua presença e atuação no Brasil. ” — Altino Cristofoletti Junior, Presidente da ABF.

De acordo o presidente da ABF, as microfranquias estão evoluindo no país. Prova disso é que 20,2% das franquias convencionais também investem nesse tipo de estabelecimento. Por isso, a seguir, você verá quais são as vantagens de empreender com esse formato.

Baixo investimento

Geralmente, as microfranquias são empreendimentos mais simples como, por exemplo, a prestação de serviços. Dessa forma, não é necessário alugar pontos comerciais, contratar grandes equipes ou comprar equipamentos ultramodernos.

A simplicidade torna o negócio mais enxuto, diminuindo o valor do investimento. Algumas microfranquias no ramo de negócios digitais chegam a custar menos de 3 mil reais, por exemplo.

Retorno alto e rápido

Como vimos, as regras da ABF definem o teto do investimento inicial, mas o retorno pode ser o mesmo que as franquias convencionais. Com isso, há microfranquias que alcançam receitas com valores próximos às franquias tradicionais, possibilitando um retorno alto em menos tempo.

Custos reduzidos

Por serem negócios mais simples, não precisarem de grandes pontos comerciais e contratação de equipes, as microfranquias têm seus custos reduzidos. Em muitos negócios, o empreendedor pode até trabalhar sozinho.

Menor risco

Já que o investimento e os custos são menores, consequentemente os riscos também serão. Isso permite que o empreendedor possa testar novos negócios e implementar suas ideias sem correr o risco de perder um grande valor.

Home based

Os negócios mais simples são menos exigentes com infraestrutura. Por isso, o empreendedor pode trabalhar em casa ou em outro lugar que achar mais adequado. Serviços de marketing e aulas de idiomas são exemplos de negócios home based.

Analisando essas informações, podemos entender por que uma microfranquia é ideal para começar a empreender, pois com um custo inicial baixo, ela permite ter um retorno alto em menos tempo. Além disso, as microfranquias oferecem mais flexibilidade, liberdade profissional e outras vantagens. Portanto, se você quer empreender com custos reduzidos, procure por microfranquias que ofereçam esses benefícios. Dessa forma, certamente você terá um negócio de sucesso.

Gostou do nosso conteúdo? Então não pare a sua visita por aqui! Aproveite para descobrir como aproveitar as tendências da educação para 2018.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias