Todo mundo sabe que dominar o inglês não é mais um diferencial, e sim uma obrigação para ter mais oportunidades no trabalho, independentemente do segmento. Por isso, a procura por aulas desse idioma é alta e, assim, muita gente — sobretudo quem já é professor — se interessa em montar um negócio no ramo. Entre tantos formatos possíveis, resta a dúvida: é melhor apostar em aula particular ou escola franqueada? 

Assim como o ensino particular do inglês, o mercado de franquias está cada vez mais aquecido no Brasil. Ambos os modelos apresentam benefícios e desvantagens, portanto você precisa avaliar cada um deles para escolher aquele que melhor atenda seus desejos. 

Portanto, se você sonha em empreender na área da educação, não perca tempo: continue a leitura deste post, entenda a diferença entre as duas alternativas e saiba qual é a melhor para você! Confira! 

Entenda a diferença entre aula particular ou escola franqueada 

Muitos professores que conciliam uma rotina em escolas com algumas aulas individuais alimentam a vontade de trabalhar por conta própria com sua clientela.

Enquanto isso, outros adorariam abrir uma instituição de ensino, mas acham que se trata de um sonho inacessível. Na verdade, graças ao modelo de franquias, ele está mais próximo da realidade do que se imagina. Avalie se você deve investir em aula particular ou escola franqueada: 

Aula particular 

Para o professor, dar aulas particulares de inglês é uma ótima saída para ganhar um valor hora/aula superior ao o que é comumente oferecido pelas instituições de ensino, ter flexibilidade de horários e mais autonomia. 

No entanto, o professor deve lidar com a alta instabilidade, já que ele será totalmente responsável pela prospecção de alunos. Para tal, terá que se esforçar para divulgar seu nome e seus serviços até ter uma boa carteira de contatos.

Além disso, o profissional precisará desenvolver um método e escolher os livros de apoio certos para usar durante suas aulas. Afinal, uma das prioridades dos alunos quando buscam um professor particular é saber se ele será capaz de oferecer uma proposta estruturada e materiais de qualidade para deixar a aula produtiva. 

Escola franqueada 

Em contrapartida, apostar em uma franquia para o ensino de idiomas também é uma alternativa que pode ser muito lucrativa.

A boa notícia é que, nesse modelo, você não estará sozinho, pois conta com o apoio do franqueador e possui toda uma estrutura, o que faz a diferença na hora de passar mais segurança e profissionalismo para os alunos.

Caso você escolha uma marca já consolidada no mercado, não terá tantos desafios na hora de atrair um público interessado em aulas. Além disso, uma excelente vantagem é a possibilidade de potencializar seus lucros, já que você pode abrir diversas turmas ao mesmo tempo e ter outros professores trabalhando para você. 

De fato, para embarcar nessa jornada, você precisará arcar com custos — com a aquisição da franquia, aluguel do espaço, entre outros — que não teria se optasse pelas aulas particulares.

Todavia, saiba que um dos pontos mais favoráveis das franquias do setor de educação é um valor de investimento inicial menor do que o de outros segmentos.

Ademais, existem linhas de financiamento voltadas especialmente para empreendedores que têm como projeto abrir uma franquia. 

Conheça os benefícios de investir em uma escola franqueada

Você avaliou alguns aspectos e está considerando abrir sua escola franqueada? Essa é uma ótima escolha e apresenta uma série de vantagens. Conheça algumas delas: 

Apoio do franqueador 

Uma vantagem importante, quando você abre uma franquia, é que existe uma equipe pronta para ajudá-lo na gestão e operação do negócio.

Logo, você, professor, que nunca tocou uma empresa e está habituado ao ambiente de sala de aula, não precisará se preocupar por não ter experiência anterior em administração.

Outro desafio para os iniciantes é a falta de conhecimento sobre como planejar os gastos. Da mesma forma, o franqueador fornece toda a orientação necessária para que você supere cada etapa da abertura de sua escola — como contratação de funcionários, infraestrutura, aparelhagem etc — e aplique seus recursos com eficiência. 

Metodologia testada e aprovada

A metodologia é o cartão de visitas de uma escola de inglês e uma das primeiras coisas que o aluno em potencial quer saber mais sobre antes de se matricular. Se você sente que não possui um método em suas aulas particulares que seja eficaz e retenha os alunos, fique tranquilo ao optar por uma franquia.

Para fazer sucesso no mercado, essas instituições realizam pesquisas e estudos para desenvolver uma metodologia e materiais de apoio que funcionem.

Portanto, se você optar por uma rede de franquias com anos de experiência, vai poder utilizar um método de ensino que já foi testado e aprovado por muitas pessoas. 

Aumento da credibilidade

Sem dúvidas, ter o respaldo de uma instituição de ensino conhecida é muito diferente de dar aulas particulares, especialmente quando o assunto é prospectar alunos.

Com muito menos esforço, você conseguirá atrair um público interessado — e em um número maior — porque uma marca já consolidada passa mais confiança e credibilidade aos alunos.

Baixo risco

Um professor particular vive na incerteza se vai conseguir mais alunos ou se eles vão continuar ou cancelar uma aula. Os riscos são grandes. Com uma escola franqueada, a situação é distinta. Se você se planejar e instalar sua instituição em um bom ponto, o público é praticamente garantido.

Assim, é quase certo que, no início, você conseguirá formar algumas turmas. Com o tempo, a tendência é que você retenha seus alunos e conquiste novos, ampliando suas operações e também seus lucros!

Saiba escolher a marca ideal

Entre aula particular ou escola franqueada, abrir sua própria instituição é, além de um momento de realização pessoal, uma oportunidade para fazer seu dinheiro render muito. Para acertar na escolha da sua marca parceira, confira algumas dicas: 

  • opte por uma rede de franquias que possua anos de experiência. Isso é essencial para passar segurança para os alunos e para garantir que você terá suporte de uma instituição com know-how no mercado; 

  • verifique a proposta da metodologia. Atualmente, as pessoas buscam por métodos modernos e focados 100% na conversação e prática do idioma

  • escolha uma escola que tenha uma proposta de flexibilidade. Esse fator é um diferencial, pois muitos alunos têm uma rotina atribulada e dificuldade para se adaptar a uma hora ou local fixos; 

  • veja se o formato das aulas pode ser adaptado tanto para grupos como para alunos individuais;

  • confira a qualidade do material e se existem versões digitais dos livros. 

Agora que você analisou todos os aspectos da aula particular ou escola franqueada, com nossas dicas, está pronto para tomar uma decisão que vai dar início a uma nova fase da sua carreira!

Gostou de entender os contrastes entre aula particular ou escola franqueada? Está pensando em empreender e abrir um espaço para aulas de inglês? Entre em contato conosco e conheça nossas franquias e propostas de ensino! 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias